A nossa alimentação também influencia a composição da flora intestinal (microbiota) que, quando é constituída por uma elevada variedade de espécies bacterianas e uma relação saudável entre elas, promove a utilização correta da energia proveniente dos alimentos e a integridade da mucosa intestinal.
Uma alimentação incorreta pode alterar a composição da microbiota intestinal através do aumento do número de bactérias que favorecem a absorção das gorduras ingeridas.
Tudo isto pode determinar a alteração dos parâmetros metabólicos típicos da síndrome metabólica.
Quando os nossos parâmetros metabólicos ultrapassam os valores recomendados, a primeira coisa importante a ter em mente é que podemos estar perante um problema “progressivo”. Na verdade, não é certo que os valores de colesterol, triglicéridos e glicemia se apresentem alterados simultaneamente.
Normalmente, altera-se um, depois outro e assim por diante. Começa por um único parâmetro alterado, e se não se intervir modificando o estilo de vida ou de forma terapêutica, pode-se chegar à Síndrome Metabólica. Produz-se uma cascata de eventos que se amplifica com o tempo, envolvendo todo o sistema metabólico, imunitário e cardiovascular.
Por isso, é importante detetar e prevenir este tipo de risco, mesmo na presença de um ou mais parâmetros alterados.