O que é a síndrome metabólica?

O termo “síndrome metabólica” refere-se a uma doença complexa que é também uma consequência, entre outras coisas, de um estilo de vida incorreto. Podemos falar de síndrome metabólica quando estão presentes três ou mais fatores metabólicos alterados.

Estes são os valores a ter em conta:

  • Perímetro abdominal ≥ 94 cm nos homens e ≥ 80 cm nas mulheres
  • Pressão arterial superior ou igual a 130/85 mmHg ou em terapia médica
  • Glicemia em jejum superior a 100 mg/dl ou diabetes confirmada
  • Trigliceridemia superior ou iguala 150 mg/dl

Colesterol HDL inferior a 40 mg/dl nos homens e 50 mg/dl nas mulheres

Quais são as causas da Síndrome Metabólica?

Como mencionado, trata-se de uma condição complexa, por isso as causas são múltiplas. Entre as mais recorrentes, encontramos:

 

  • uma alimentação rica em gorduras saturadas e em alimentos com alto índice glicémico;
  • um estilo de vida sedentário;
  • um estado de resistência à insulina, responsável pela predisposição ao diabetes, hipertrigliceridemia, hipertensão, alterações da microbiota intestinal;
  • a obesidade;
  • a predisposição genética.

O papel da microbiota

A nossa alimentação também influencia a composição da flora intestinal (microbiota) que, quando é constituída por uma elevada variedade de espécies bacterianas e uma relação saudável entre elas, promove a utilização correta da energia proveniente dos alimentos e a integridade da mucosa intestinal. Uma alimentação incorreta pode alterar a composição da microbiota intestinal através do aumento do número de bactérias que favorecem a absorção das gorduras ingeridas. Tudo isto pode determinar a alteração dos parâmetros metabólicos típicos da síndrome metabólica.

Valores metabólicos alterados e Síndrome Metabólica: o que é importante saber.

Quando os nossos parâmetros metabólicos ultrapassam os valores recomendados, a primeira coisa importante a ter em mente é que podemos estar perante um problema “progressivo”. Na verdade, não é certo que os valores de colesterol, triglicéridos e glicemia se apresentem alterados simultaneamente. Normalmente, altera-se um, depois outro e assim por diante. Começa por um único parâmetro alterado, e se não se intervir modificando o estilo de vida ou de forma terapêutica, pode-se chegar à Síndrome Metabólica. Produz-se uma cascata de eventos que se amplifica com o tempo, envolvendo todo o sistema metabólico, imunitário e cardiovascular. Por isso, é importante detetar e prevenir este tipo de risco, mesmo na presença de um ou mais parâmetros alterados.

Lo hai già provato?

Raccontaci la tua esperienza
perché è anche grazie a te che miglioriamo ogni giorno.